sexta-feira, 14 de junho de 2013

Have Faith

Quando alguém não sabe explicar algo, diz que só resta a fé. Como crer fosse a atitude do desesperado diante de uma circunstancia em que fica imponente. Como se não fosse fruto de uma convicção inabaláveis que transcendem a obviedade.

Fazemos parte de um mundo entorpecido de religiosidade, afirmando sutilmente que a fé faz sentindo ainda que não seja compreendida de maneira ampla, ou que não possa ser explicada razoavelmente àqueles que não tem. Parece que o conceito antropológico de fé passou a significar "aquele que acredita em algo mesmo que isso esteja incorreto' Enquanto a vivencia coerente das Escrituras Sagradas apontam para outra direção. Ou seja, se não compreende algo, então NÃO FAÇA. Pois o compreender é mais importante do que o fazer.

Nesse mundo cheio de Wikipedia, Youtube, Blogs e Revistas de fofocas, fica cada vez mais complicado afirmar que as certezas das pessoas são baseadas em convicções racionais. Quanto mais certeza alguém afirma ter, mais superficial costuma ser a raiz intelectual disso. Como então falarmos de convicções no meio destes tiroteio de informações? Talvez esteja na ora de pararmos para revisar quais são nossas fontes confiáveis. Afinal crermos em que?

Enquanto o cristianismo enlatado domina a mídia, nos envenenamos de conceitos equivocados. Aquele zelo pelas coisas de Deus é substituido pelo "não devemos julgar". Preferimos acreditar que não é preciso olhar para os homens. Mas que mais importante é olhar pra Deus. E a fé das pessoas é confundida na medida em que passamos a ter super-homens-de-Deus que não mais Judas Iscariotes do que o original.

Também prometemos coisas que Deus nunca prometeu. Saúde, carros, casas, viagens, conforto... E quando o Senhor obviamente NEGA seu favor para atender a tais clamores, então ouvimos um "VOCÊ NÃO TEVE FÉ". Cuidado! Estão tentando transformar a fé genuína em positivismo. Acredite, isto nada tem a ver com o propósito de Deus. Pensamentos positivos não tem o poder nem para segurar uma diarréia, quanto mais para transformar a vida de alguém.

A fé que funciona é baseada no sólido fundamento. A palavra de Deus revelada ao homem. Ela não é refém de nossos interesses e nem mesmo depende do quanto nos sentimos dispostos ou não.

Para sermos justos, basta procurarmos viver a justiça. E a justiça é a vontade de Deus. Se a nossa fé é incapaz de fazer Deus mudar de opinião, por outro lado ela é totalmente suficiente para mudar a nós mesmos. Ou seja, eu creio que estou sempre errado, enquanto o Criador está sempre certo. Minha oração não muda a Deus nunca. Mas eu mudo. E junto comigo, tudo que está ao meu redor.

Porque o Senhor falou, eu creio.Porque entendo, vivo. Porque vivo, reparto.

A fé que muda o mundo é sólida, racional e movida a íntima paixão. É a que se move na direção do necessitado e do desesperado. É a que nega Nietzsche, mostrando que somos os mais fortes quando damos nossa vida pelos mais fracos. Porque SABEMOS que para isso nascemos.

ESTA É A NOSSA FÉ. - Ariovaldo Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário